domingo, 29 de novembro de 2009

Comunicação Organizacional

A comunicação organizacional depende da qualidade da comunicação pessoal. Se as pessoas de uma organização comunicam-se eficazmente, os processos organizacionais de comunicação tendem a ser eficazes também. No entanto, os administradores de organizações, além de promovewr o desenvolvimento das competências pessoais, devem também fazer as comunicações circularem em três direções: para cima, para baixo e para os lados.

Comunicação para baixo
A comunicação para baixo vai dos níveis superiores para os inferiores da hierarquia. É a direção na qual seguem informações sobre todos os aspectos das operações e do desempenho da organização, bem como as expectativas da administração em relação a seus funcionários.

Comunicação para cima
A comunicação para cima tem diferentes conteúdos. Em primeiro lugar, seguem para cima as informações sobre desempenho e os eventos nos níveis inferiores. São especialmente os diversos tipos de relatório e a informação produzida pela observação do desempenho. Por exemplo, um espetor de manuntenção encaminha um relatório sobre danos para seu supervisor; um grupo autogerido de trabalho transmite ao coordenador de grupos os dados de produção e controle de qualidade.

Além dos relatórios, a comunicação para cima pode levar alguns tipos especiais de informação: Pesquisa de atitudes e sugestões dos empregados estão entre as mais importantes.

Comunicação lateral
A comunicação lateral é a que ocorre entre unidades de trabalho do mesmo nível ou entre unidades de trabalho de níveis diferentes, mas que se situam em diferentes hierarquias (comunicação diagonal). Os canais de comunicação lateral de todos os tipos permitem o funcionamento dos processos interdepartamentuais e atomada de decisão envolve diferente unidades de trabalho.

A grande maioria da operações de trabalho envolve alguma forma de comunicação lateral.

Fonte: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 6ª ed. rev. e ampl. São Paulo. Atlas, 2004. p. 349.

2 comentários:

  1. voce demonstrou facilmente, como as organizações devem encarar sua politica de comunicação, Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje todos os projetos são formado dessa maneira, tomando tempo e dinheiro do cliente.

      Excluir