domingo, 29 de novembro de 2009

Quem é o líder do futuro?

O foco dessa abordagem é de liderança e motivação. A grande pergunta que está no ar é: Quem é o líder do futuro?

A resposta mais simples e verdadeira é: O líder do futuro é aquele que vive em rede. A palavra de ordem é network, isto é, o que faz essa liderança acontecer no mundo moderno é a rede de relacionamentos. 


Qualquer profissional do mundo é avaliado por dois momentos: a sua capacidade técnica de trabalho e a capacidade de relacionar-se com pessoas.


Na empresa, a questão é a seguinte: ou você coloca o seu inimigo para fora ou ele contamina o grupo contra você criando uma verdadeira rede de intrigas. É por isso que o líder que constrói o futuro é alguém que sabe viver e conviver em rede, está conectado sempre.


Muito se fala que o verdadeiro líder é aquele que forma novos líderes e não seguidores. O maior exemplo dessa verdade está no mercado de marketing multinível.


É difícil administrar no Brasil hoje com a lentidão governamental em curso... O último país comunista do mundo, a China, está dando um show de liderança e um choque de capitalismo. Essa é a verdadeira revolução que idealiza uma sociedade mais justa e equilibrada e não o totalitarismo pregado por Karl Marx no seu livro O Capital, aliás, provando o contrário, o maior país comunista rendendo-se ao capitalismo.


Voltando ao líder, sabemos que muitas vezes quem mata o talento brilhante é o chefe, principalmente àquele inseguro que tem medo do crescimento do talento. Na sua “miopia” poderia ofuscar sua autoridade e “competência”.


Se você buscar o histórico das empresas verá que não é muito comum estarmos trabalhando com chefes que amamos... Até porque numa organização sempre existem pessoas generosas e pessoas mesquinhas. O sentido da motivação pela vida? Continua sendo uma escolha pessoal de cada ser humano.


O sentido motivacional dessa abordagem é: Você precisa olhar quem é o nº 1 da sua empresa. É ali que você sentirá se pode crescer ou não na sua organização.... E entender também que se você não tiver obstáculos você não saberá o caminho da vitória, afinal, são as dificuldades que nos apontam os caminhos do triunfo.


Quantas pessoas levantam-se da cama pela manhã e o primeiro pensamento, a primeira expressão é: “Lá vou eu de novo para a luta”. A concepção de trabalho para estas pessoas está ligada a um ato negativo. A origem da palavra trabalho vem do latim “tripalium”, que nada mais era que um aparelho de tortura formado por três paus, no qual eram amarrados os condenados.


O mito da música Bob Dylan disse: “Um homem é um sucesso se ele acorda de manhã e vai dormir à noite e, nesse meio tempo, faz o que gosta”. Uma frase simples, mas de profunda verdade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário