Liderar: envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. "Meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados." (ARAÚJO, 170, 2004).
Na gestão, não basta apenas ser uma pessoa boa, é necessário que tenha nascido para vencer, vitória essa que está relacionada com a busca constante de desafios, com a coragem de mobilizar-se, de assumir seu papel diante de seus pares, de seus colaboradores e de seus supervisores.
A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua.
Falar de afetividade pode significar aderir a um sistema de gestão de pessoas de forma parcial.
Trabalhar, ou liderar, pessoas é uma tarefa árdua, em que mais depressa se detectam os fracassos do que os sucessos, já que no primeiro caso toda a empresa poderá se ressentir; no segundo, o mérito é geralmente assumido de forma solitária.
Trabalhar com seres humanos exige conhecer, compreender para posteriormente se desenvolver.
Para identificar competências há que conhecer muito bem a empresa e todos os seus colaboradores. Desta forma, partimos para a implementação de todo um sistema organizado, planejado e formalizado com o objetivo de reter talentos, desenvolver as capacidades individuais, prever constrangimentos e, acima de tudo, criar e gerir as oportunidades. Desta forma motivamos todos os intervenientes, gerimos as suas expectativas e potenciamos a produtividade.
Liderar significa análise, responsabilidade e justiça.
Maximiano, ao invés de liderar, define o terceiro passo como executar, "o processo de execução consiste em realizar as atividades planejadas que envolvem dispêndio de energia física e intelectual." (MAXIMIANO, 119, 2002).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o
O que diferencia líderes autoritários de exigentes? Veja opinião de especialistas
Segundo consultor de RH do Grupo Soma, o líder autoritário é o dono da razão; já o exigente é detalhista.
Conviver com um líder que não aceita diálogo e cuja palavra é sempre a única opção válida não é fácil. Agora imagine um líder detalhista e rigoroso nos seus princípios. Com qual desses dois perfis de gestor você trabalha: o autoritário ou o exigente?
De acordo com o consultor de RH (Recursos Humanos) e diretor executivo do Grupo Soma, Arlindo Felipe Jr., o líder autoritário é o dono da razão, não aceita que a sua equipe opine. Seu lema é: eu mando e você faz. Já o gestor exigente sabe dialogar com os funcionários e conhece muito bem a área sobre a qual é responsável, bem como o mercado no qual atua, por isso tem senso de qualidade exacerbado.
Líder autoritário
Uma das características marcantes do líder autoritário é que ele desenvolve uma gestão por meio da opressão e do medo. “Geralmente, esse líder mostra o erro de um profissional, mas não revela como consertá-lo”.
Os impactos para a empresa que conta com a gestão de um líder autoritário, segundo Felipe Jr., são clima organizacional negativo, no qual as pessoas não têm motivação para trabalhar, e altos índices de turnover (rotatividade).
Entretanto, o consultor destaca que, em alguns casos, uma liderança autoritária momentânea pode ser válida. “Em uma reunião de fusão, quando o líder quer impor os valores da empresa para os novos funcionários, ele terá uma posição autoritária. Além disso, nos casos em que o líder tem uma equipe sem estrutura, na qual os funcionários não obedecem as regras e são acomodados, a liderença autoritária é válida.
Líder exigente
Já uma particularidade do gestor exigente, segundo Felipe Jr., é o rigor com os seus princípios. Assim, essa pessoa procura sempre dar o exemplo para que a equipe o siga. “Esse gestor é aberto ao diálogo, desde que as pessoas tenham argumentos mais fortes que o dele. Além disso, esse líder está sempre presente na equipe auxiliando e, quando preciso, colocando a mão na massa”.
O consultor ressalta ainda que esse líder pode trazer benefícios para a equipe, se for bem interpretado. “Se a equipe souber aproveitar a presença desse líder, ela irá crescer profissionalmente, já que esse perfil de gestor ajuda os seus profissionais a desenvolverem seus pontos fracos”.
Autoritário x exigente
Confira abaixo uma tabela com as principais atitudes desses dois perfis de liderança:
Fonte: consultor de RH e diretor executivo do Grupo Soma, Arlindo Felipe Jr.
Por Luana Cristina de Lima Magalhães - InfoMoney
Fonte: http://unipe.br/blog/administracao/?cat=28
Na gestão, não basta apenas ser uma pessoa boa, é necessário que tenha nascido para vencer, vitória essa que está relacionada com a busca constante de desafios, com a coragem de mobilizar-se, de assumir seu papel diante de seus pares, de seus colaboradores e de seus supervisores.
A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua.
Falar de afetividade pode significar aderir a um sistema de gestão de pessoas de forma parcial.
Trabalhar, ou liderar, pessoas é uma tarefa árdua, em que mais depressa se detectam os fracassos do que os sucessos, já que no primeiro caso toda a empresa poderá se ressentir; no segundo, o mérito é geralmente assumido de forma solitária.
Trabalhar com seres humanos exige conhecer, compreender para posteriormente se desenvolver.
Para identificar competências há que conhecer muito bem a empresa e todos os seus colaboradores. Desta forma, partimos para a implementação de todo um sistema organizado, planejado e formalizado com o objetivo de reter talentos, desenvolver as capacidades individuais, prever constrangimentos e, acima de tudo, criar e gerir as oportunidades. Desta forma motivamos todos os intervenientes, gerimos as suas expectativas e potenciamos a produtividade.
Liderar significa análise, responsabilidade e justiça.
Maximiano, ao invés de liderar, define o terceiro passo como executar, "o processo de execução consiste em realizar as atividades planejadas que envolvem dispêndio de energia física e intelectual." (MAXIMIANO, 119, 2002).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o
O que diferencia líderes autoritários de exigentes? Veja opinião de especialistas
Segundo consultor de RH do Grupo Soma, o líder autoritário é o dono da razão; já o exigente é detalhista.
Conviver com um líder que não aceita diálogo e cuja palavra é sempre a única opção válida não é fácil. Agora imagine um líder detalhista e rigoroso nos seus princípios. Com qual desses dois perfis de gestor você trabalha: o autoritário ou o exigente?
De acordo com o consultor de RH (Recursos Humanos) e diretor executivo do Grupo Soma, Arlindo Felipe Jr., o líder autoritário é o dono da razão, não aceita que a sua equipe opine. Seu lema é: eu mando e você faz. Já o gestor exigente sabe dialogar com os funcionários e conhece muito bem a área sobre a qual é responsável, bem como o mercado no qual atua, por isso tem senso de qualidade exacerbado.
Líder autoritário
Uma das características marcantes do líder autoritário é que ele desenvolve uma gestão por meio da opressão e do medo. “Geralmente, esse líder mostra o erro de um profissional, mas não revela como consertá-lo”.
Os impactos para a empresa que conta com a gestão de um líder autoritário, segundo Felipe Jr., são clima organizacional negativo, no qual as pessoas não têm motivação para trabalhar, e altos índices de turnover (rotatividade).
Entretanto, o consultor destaca que, em alguns casos, uma liderança autoritária momentânea pode ser válida. “Em uma reunião de fusão, quando o líder quer impor os valores da empresa para os novos funcionários, ele terá uma posição autoritária. Além disso, nos casos em que o líder tem uma equipe sem estrutura, na qual os funcionários não obedecem as regras e são acomodados, a liderença autoritária é válida.
Líder exigente
Já uma particularidade do gestor exigente, segundo Felipe Jr., é o rigor com os seus princípios. Assim, essa pessoa procura sempre dar o exemplo para que a equipe o siga. “Esse gestor é aberto ao diálogo, desde que as pessoas tenham argumentos mais fortes que o dele. Além disso, esse líder está sempre presente na equipe auxiliando e, quando preciso, colocando a mão na massa”.
O consultor ressalta ainda que esse líder pode trazer benefícios para a equipe, se for bem interpretado. “Se a equipe souber aproveitar a presença desse líder, ela irá crescer profissionalmente, já que esse perfil de gestor ajuda os seus profissionais a desenvolverem seus pontos fracos”.
Autoritário x exigente
Confira abaixo uma tabela com as principais atitudes desses dois perfis de liderança:
Liderança | ||
Atitudes cotidianas | Autoritário | Exigente |
Erros da equipe | É menos tolerante, logo tende a punir os funcionários, cortando bônus e depois demitindo, caso os erros persistam. | Normalmente é mais explicativo e tende a ser mais compreensível, mas exige que a pessoa não cometa mais os mesmos erros, caso contrário acaba punindo-a. |
Críticas | Dificilmente aceita ser criticado, mesmo que seja uma crítica construtiva, por isso, as combate mostrando que está no comando. | Pode receber críticas e aceitá-las, desde que elas tenham fundamento. |
Erros próprios | Dificilmente reconhece que está errado. | Por ter alto critério de qualidade, pode não admitir que está errado, mas sempre aceita as alterações sugeridas pela equipe. |
Reconhecimento | Pode afirmar que o trabalho ou projeto foi bem-sucedido porque estava sobre o seu comando. | Procura elogiar sempre a equipe, e não um determinado profissional. |
Favoritos | Pode beneficiar os funcionários mais próximos dele, sendo menos rigído ou paternalista. | Normalmente, procura o equilíbrio e a justiça, sem beneficiar especificamente ninguém da equipe. Trata todos da mesma maneira. |
Por Luana Cristina de Lima Magalhães - InfoMoney
Fonte: http://unipe.br/blog/administracao/?cat=28
Qual é a diferença entre um líder e um gerente?
O que é ser lider para você? Como você encara a liderança de uma equipe?
Em primeiro lugar, ser um líder não é ser um gerente. O líder é o responsável moral pelo grupo e como tal, não exerce controle admistrativo. É ele quem o influencia a fim de atingir bons resultados. Vemos muito por aí, líderes que agem como gerentes mandando ao invés de sugestionar. Esse não é o seu trabalho.
Para ficar mais claro, trazendo essa realidade para um time de futebol, o líder da equipe seria o capitão do time. A pessoa que eleva a moral do time e o incentiva a fim de conseguir mais ânimo para ganhar o jogo.
“E o gerente?”
O gerente é o responsável administrativo pelo grupo. É ele que exerce controle efetivo sobre a equipe (quem manda), repassando as necessidades mostradas pelo cliente e estipulando prazos para que o serviço esteja concluído.
Também é ele quem responde pela equipe para o alto escalão da empresa. Se os diretores tiverem que brigar com alguém por causa de um resultado insatisfatório, será ele que irá pagar o pato e, derrepente, até julgado incapaz sendo sumáriamente cortado do quadro da empresa (o que, por incrível que pareça, é muito comum).
O que importa ao se gerenciar uma equipe sendo líder ou gerente, é a entrega do produto. Mas não é brigando com os funcionários que iremos conseguir um melhor resultado. Todos nós trabalhamos melhor e mais rápido quando estamos felizes. Portanto, se você é responsável por um grupo, pense com carinho em melhorar a qualidade de vida deles.
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