domingo, 29 de novembro de 2009

Os gansos

HISTÓRIA MOTIVACIONAL



Você sabia que os gansos voam em formação “V”. Mas sabe porque? Veja o que os cientistas descobriram:


FATO: Á medida que cada ave bate suas asas, ela cria um vácuo que serve de sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V” o grupo consegue voar com pelo menos 71% a mais de aproveitamento do que se cada ave voasse isoladamente.

VERDADE: Pessoas que compartilham um objetivo comum, com um sentimento de time, chegam ao seu destino mais depressa e mais facilmente que se fizessem sozinhas, porque elas se apóiam na confiança e na solidariedade uma das outras.

FATO: Sempre que um ganso sai fora da formação, ela repentinamente sente a resistência do ar e o atrito ao tentar voar só, ele rapidamente retorna a formação, para tirar vantagem do poder de sustentação da ave imediatamente á sua frente.

VERDADE: Existe mais força, segurança e coesão em grupo, quando pessoas que vão á mesma direção compartilhando o mesmo objetivo do que quando atuam isoladamente.

FATO: Quando o ganso líder se cansa, ele se muda para trás da formação, enquanto a ave imediatamente atrás assume a liderança, num perfeito revezamento.

VERDADE: O revezamento é extremamente vantajoso quando se tem um trabalho árduo, e mesmo lideres devem revezar.

FATO: Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade.

VERDADE: Cada um dos que trabalham no time necessita ser reforçado com o apoio ativo e o encorajamento, para que o ritmo do trabalho não seja quebrado. Assim, atinge-se o objetivo comum mais rapidamente, onde todos saem ganhando.

FATO: Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros saem da formação e o seguem, para ajudar e proteger. Elas acompanham até a solução do problema, e então reiniciam a jornada, ou se juntam a outra formação até que encontrem seu grupo original.

VERDADE: Precisamos ser solidários. Não só nas palavras, mais principalmente nos atos. Assim vamos procurar nos lembrar mais freqüentemente de dar um grasnado de encorajamento e nos apoiar uns aos outros com amizade.

Fonte: http://sucesso.powerminas.com/texto-motivacional-os-gansos

Nenhum comentário:

Postar um comentário