domingo, 29 de novembro de 2009

Organização

Organizar: "pode-se constatar que [...] se fosse possível seqüenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional (ais), é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa." (ARAÚJO, 169, 2004).

Logo, "organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo de organizar tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas." (MAXIMIANO, 111, 2002).


Processo de Organização

1) Analisar os objetivos e o trabalho a serem realizados;

2) Dividir o trabalho, de acordo com os critérios mais apropriados para a realização dos objetivos;

3) Definir as responsabilidades pela realização do trabalho;

4) Definir os níneis de autoridade;

5) Desenhar a estrutura organizacional.


Estrutura Organizacional
Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.
 
A estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento. Existem variáveis que contribuem para isso: a sua estratégia, o ambiente em que opera, a tecnologia de que dispõe e as características de seus participantes. Chandler (1962), ao pesquisar quatro grandes empresas americanas (DuPont, GM, Standart Oil e Sears) constatou que as estruturas dessas empresas eram continuamente ajustadas às suas estratégias e pode demonstrar a íntima relação entre a estratégia e a estrutura organizacional.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_organizacional


Centralização e Descentralização

Uma organização em que a autoridade está concentrada em uma pessoa, ou em poucas pessoas, é uma organização centralizada. Uma organização na situação oposta, em que o poder de decisão está distribuído, é descentralizada. A autoridade é descentralizada por meio do processo de delegação.

Por meio da delegação, os ocupantes de determinados cargos transferem parte de suas atribuições e sua autoridade para os ocupantes de outros cargos. a delegação pode alcançar apenas tarefas específicas ou um grupo de tarefas.

A delegação é parte integrante do processo de divisão do trabalho. Sempre que uma tarefa passa por um processo de divisão, alguém fica responsável pela execução de certas tarefas. Quando as tarefas são acompanhadas pelo poder para tomar decisões, a autoridade foi delegada.

Centralização ou Descentralização?

Tanto a centralização quanto a descentralização apresentam vantagens e desvantagens. A centralização produz uniformidade e controle. A descentralização estimula a autonomia e possibilita melhor aproveitamento do potencial das pessoas.

 VANTAGENS:

ORGANIZAÇÃO CENTRALIZADA

1) Uniformidade de procedimentos;
2) Facilidade de controle;
3) Rapidez na comunicação vertical;
4) Acesso rápido à informação;
5) Reduzida duplicação de esforços.

ORGANIZAÇÃO DESCENTRALIZADA
1) Gerentes autônomos e responsáveis por suas decisões;
2) Facilidade de avaliar gerentes;
3) Competição positiva entre unidades;
4) Criatividade na busca de soluções;
5) Agilidade na tomada de decisões.

DESVANTAGENS:

ORGANIZAÇÃO CENTRALIZADA
1) Dependência da hierarquia para tomar decisões;
2) Uniformidade impede competição;
3) Dependência da hierarquia para avaliar gerentes;
4) Desestímulo à criatividade;
5) Ineficiência no uso de recursos.

ORGANIZAÇÃO DESCENTRALIZADA
1) Perda de uniformidade;
2) Tendência ao desperdício e duplicação;
3) Comunicação dispersa;
4) Dificuldade de localizar responsáveis;
5) Dificuldade de controle e avaliação.


Fonte: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 6ª ed. rev. e ampl. São Paulo. Atlas, 2004. p. 207.



Nenhum comentário:

Postar um comentário